domingo, 15 de abril de 2012

Perfil da Cidade



Dados do Município
Nome do MunicípioNova Serrana
Significado do nomecom a emancipação político-administrativa acontecida em 12 de dezembro de 1953, o distrito do Cercado de Pitangui passou a ser chamado de Nova Serrana referenciando a antiga Pitangui, também conhecida como “Velha Serrana”.
Gentíliconova-serranense
Aniversário da cidade12 de dezembro
Santo PadroeiroSão Sebastião
Principais EventosAniversário da cidade, festa do padroeiro São Sebastião, Feira do Calçado e da Moda – Festa do Peão, Festa do Migrante, Febrac – Feira de Máquinas e
Componentes para Calçados, Festa do Reinado, Jogos da Amizade Intercolegial.
Espaços culturaisbiblioteca pública
Pontos turísticosSerra da Capelinha, Igreja da Matriz, Praça da Matriz, Igreja do Rosário, Praça Jardins do Lago
ArtesanatoBordados, Tecelagem voltada para a confecção de calçados. Os primeiros calçados produzidos em Nova Serrana eram artesanais. Apenas em 1948 foi implantada a primeira fábrica de botinas, registrada por Geny José Ferreira.
GastronomiaComida Mineira
Caracteristicas Geográficas
Área282 Km²
Altitude Máxima910 m
Altitude Mínima699 m
Temperatura média anual25,8 °C
Índice médio pluviométrico anual1272 mm
BiomaCerrado
Relevo (topografia)Plano: 20%, ondulado: 40% e montanhoso: 40%
Principais cursos d’águaRio Pará, Ribeirão da Fartura
População 201073.699 habitantes
Localização
Localização de Nova Serrana
19° 52' 33" S 44° 59' 02" O19° 52' 33" S 44° 59' 02" O
Unidade federativa
 Minas Gerais
MesorregiãoOeste de Minas IBGE/2008
MicrorregiãoDivinópolis IBGE/2008
Municípios limítrofesAo Norte: Conceição do Pará; Ao Oeste: Araújos; Ao Sul: Divinópolis, Ao Sudoeste: Perdigão; Ao Leste: São Gonçalo do Pará; Ao Noroeste: Leandro Ferreira.
Distância até Belo Horizonte
133 Km
Distância até São Paulo
565 Km
Distância até o Rio de Janeiro
560 Km
Distância até Brasília
855 Km
Principais rodovias que servem ao município:
BR-262, BR-381, BR 494
Economia calçadista
     A origem da história do calçados em Nova Serrana foram nos anos 20, quando a cidade funcionava como rota dos retirantes do Nordeste e ponto de parada de boiadeiros, que desciam para o sul para vender gados. A partir daí, a região iniciou a sua especialização em artigos de couro, voltados para a demanda dessa população. Em 1940, surgiu a primeira fábrica de botinas da cidade, feitas de maneira artesanal, de matérias-primas compradas em Divinópolis. Somente após a emancipação do município em 1954, que a produção de calçados começou a prosperar. Nos anos 60, já se encontravam 20 pequenas empresas, com produção diversificada.
     Com a abertura da rodovia BR 262, em 1969, a produção de calçados ganhou um novo impulso, que facilitou a compra de matérias-primas e o escoamento do produto final. Em 1972, a cidade contava com 48 pequenas fábricas de calçados. Nos anos seguintes da década, outros fatores foram importantes para impulsionar a atividade local: coma a instalação da rede telefônica , a chegada da primeira agência bancária e a fundação da Associação Comercial e Industrial de Nova Serrana. Entre 1973 e 1985 o número de fábrica de calçados saltou de 48 para 400 indústrias. Escritórios e serviços de apoio começaram a se instalar na cidade. A estrutura de sustentação da indústria começava a se solidificar. A produção local passou a deixar de lado a fabricação de calçados de couros, e começou a se direcionar para a fabricação do tênis, aproveitando as vantagens dos custos dos materiais sintéticos e sua simplicidade na produção.
     Em 1991, foi criado o Sindicato da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova), que passou a ser responsável pelo desenvolvimento e promoção do setor. Em 1996, o Sindinova criou o Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE), para atuar como um centro de excelência tecnológica e de testes de qualidades dos produtos desenvolvidos no pólo calçadista. Em 1997, um pequeno grupo de empresários se uniu e organizou uma cooperativa de crédito que hoje já conta com mais de dois mil associados. Hoje, Nova Serrana é conhecida como a “Capital Nacional do Calçado Esportivo”. O pólo calçadista é constituído por mais de 850 empresas do setor, sendo mais de 690 no segmento de calçados esportivos. São produzidos no município e cidades do entorno mais de 77 milhões de pares/ano, com o segmento esportivo representando 55% de sua produção, criando aproximadamente 21 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, conforme os dados do arranjo produtivo local. A cidade possui hoje entre 60 e 65 mil habitantes, produzindo cerca de 300 mil pares calçados/dia. A indústria calçadista de Nova Serrana para o Estado de Minas Gerais, representa 46% dos estabelecimentos e 38% do emprego formal. Enquanto Belo Horizonte, segundo maior pólo do Estado, representa 9,2% dos estabelecimentos e 14% do emprego formal. Para o país, Nova Serrana contribuiu com 2,4% dos empregos formais no setor e sua produção no segmento dos calçados esportivos representa 55% da produção nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário