quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cotas em universidades


                                    

Semana passada um assunto que divide opiniões foi colocado em questão novamente. As cotas em universidades para alunos da rede publica de ensino.
O supremo tribunal foi a favor de uma universidade que recusou um aluno aprovado no vestibular para preencher sua cota. Os juízes entenderam que cada universidade pode e deve adotar medidas para poder fazer valer a lei.

E agora eu pergunto! E o jovem que foi aprovado e não pode entrar na universidade? Todos sabem que ser aprovado em um vestibular não é coisa simples; e necessário estudar muito, freqüentar cursinhos, perder horas de sono. Então seria justo este mesmo garoto ser prejudicado só porque ele estuda em uma escola partícula? Escola particular custa caro! Então ele deve ter uma boa condição financeira. Nestas escolas o ensino e de qualidade, os professores são bem treinados e o material didático é de primeira! Então seria justo este aluno disputar como igual por uma vaga com outro estudante só que vindo da rede publica, onde os professores são mal remunerados e o ensino esta entre os piores do mundo?
Não parece justo e na verdade não é, por isso foi criada a lei das cotas para alunos vindo do ensino publico. Lei esta que na verdade é uma maneira de “tapar o sol com a peneira” como se diz aqui em Minas.
Nossos políticos para não dizerem que não estão fazendo nada, criam estas leis que dizem eles é para favorecer a classe menos favorecida do nosso pais, mas que na verdade é uma maneira de desviar-se do verdadeiro problema, que é a falta de qualidade no ensino publico, este é o verdadeiro assunto que deveria ser debatido. Dar a todos a chance de ter uma boa educação.
 
Betinho 

Um comentário:

  1. Parabéns Betinho!! Opinião muito lúcida e em harmonia com a razão...

    ResponderExcluir