quinta-feira, 29 de março de 2012

As Crônicas de Táviano


                                                              Ai não seu doutor


Tem certas coisas na vida, que se a gente conta, parece até prosa fiada, escuta só pro se vê. Minha muie a Carminha ranco um pé de briga cumigo só por causa de uma dorzinha que eu andei sintino,
_Taviano, Taviano ovê vai no medico, se ta pençano que é aquele rapaizinho de antes, ocê tem mais de quarenta ano Taviano. Ela falo!
_Que isso muie se ta esquesseno da semana passada?
_Aquilo, pensei que não era pra falar mais daquele vexame. Oia só, ai eu peguei e fui.
Sai de casa cedo porque a moça do PSF do meu bairro disse que o dotor ia me atende logo de manham, cheguei lá com o sol ainda raianu e já tinha cinco na minha frente, fui entrano e disseno:
_Opa, bom dia pro seis tudo.
_Bom dia. Eles respondeu tudo junto.
_Seis tudo vai cunsurta hoje? Eu pirguntei.
_Vamo. Respondeu tudo juntim de novo, parece inte que eles tinha insaiado. Sentei numa cadera que tava ali encostada dipois de pirgunta quem era o urtimo e ouvi quatro deles dizer:
_É ele.
Como não tinha nada pra fazer ali tentei puxa prosa com o sinhor que tava do meu lado, mas não deu muito certo não, ele tinha uma cara de cachorro zangado e num quis saber de prosa ninhuma, intao eu cumesei a iscuta a cunversa da otra turma.
_Hoje é dia de fase aquele inxame. Um deles falou.
_É hoje. U otro respondeu, e eu fiquei pensano que inxame será.
_Perece que todo mundo aqui vai fazer. Ele falo di novo, intão eu reparei a turma que tava ali e vi que era tudo rodado que nem eu, tinha um la que tava bem gasto e se aturasse ate o fim do ano era muito.
_Que inxame é esse? Pirguntei pra eles.
_Prósta. Ai intão eu comecei a ficar incomodado, eu já tinha ouvido falar desse troço, mas a turma ali era experiente, tinha uns que já tava no terceiro ano siguido fazendo esse trem.
Quando o dotor chegou o primero da fila intro. Quinze minuto dispois ele saiu.
_Inte pro seis. Ele disse com a cabeça baixa quando passou por nos, o sigundo intro e saiu rápido, foi o terceiro, o quarto, e o quinto ai intão chego minha vez.
_Bom dia. Eu disse pro medico quando intrei.
_Pode sentar aqui. Ele falo e cuntinuo. _Intão senhor Taviano o que o senhor ta cintinu?
_Nada não seu dotor, é só uma dozinha boba na barriga.
_Um sei. Ele pego aquele troço que os dotor usa pra ovi o coração da gente e cumeço me ixamina. _Abria a boca. Ele falava. rispira fundo, agora sorta. O dotor vorto pra mesa dele e começo a escreve nos paper que tava lá, dispois ele oio pra mim e deu uma risadinha. _Agora vamo fazer o inxame de prosta.
_Ai não seu dotor, eu num vim aqui pra fazer esse troço ai não. Eu falei bravo com ele.
_Mas seu Táviano ocê ta na idade de começa fazer, e ce pode ficar tranqüilo que não vai due não. Me deu uma vontade de bate nele quando ele falo aquilo.
_Não, não aqui só sai não entra nada. Eu falei.
_Seu Táviano isso é pra sua saúde, e se ocê quiser cuntinua assim forte e bunitao ocê vai ter que fazer esses inxames de rutina. Ele levanto da cadera e falo cumigo: _Vem ca seu Táviano, veste essa ropa aqui. Ele me deu um ropão azur e mando eu tira a minha carsa. Eu num tava gostano daquela idea, mas se eu falasse pra Carminha que num fiz o inxame que o dotor pidiu ela ia dana cumigo. _Deita de bruço aqui. Ele falo. Intao eu deitei naquela cama feia que tem nos cunsurtorio e fiquei caladim. O dotor pois aquela luva de burracha na mão e foi ate um radio desses pequeno que toca cd e pois uma musica.
_Pra que isso? Eu pirguntei.
_É pro ocê relaxa Táviano. A musica era daquele tar de Lionardo que canta musica sertaneja. “Pricisava disso não.” Eu pensei cumigu.
_Vamos lá intão. Disse o dotor, ele pego um bisnaga que tava lá no armário dele e espremeu um creme na mão, igual um gel de cabelo, ele levanto aqueles dois dedão dele pra cima e fico alisanu eles com o creme, dispois ele veio e levantou o ropão, quando ele coloco aqueles dedão dele eu dei um pulo na cama.
_O seu dotor vai de vagar ai. Eu disse.
_ Carma, carma. Ele falo alisano minhas costas. Derrepente ele giro os dedos lá dentro como se prucurasse arguma coisa, ai eu dei um grito.
_Pode para cum isso ai.
_Relaxa seu Táviano, o senhor tem que me juda.
_Juda com seu dotor? Eu oiei pra ele e ele tava rino. _Ocê ta rino por que não é co cê. Eu falei cum ele.
_Pronto acabo. Ele disse. “Graças a deus.” Eu pensei.
Agora oia so pro seis vê como é as coisas, passei esse perrengue tudo e no ano siguinte eu tive que vorta de novo, quando eu entrei o medico oio pra mim e disse:
_O Táviano é ocê de novo. iscumungado ele.
_Toma isso aqui. Eu dei a ele um cd e já fui deitano na cama.
_U que é isso Taviano? Ele pirgunto, ai eu falei:
_ Não eu gosto mais do Amado Batista.





                                                                                                    Betinho
                                                                            

Um comentário:

  1. essa foi boa
    todos nós vamos ter que passar por isso um dia.

    ResponderExcluir